4 de out de 2011

Agitando a praça: movimentos de intervenção em praças públicas

Movimento Boa Praça: http://boapraca.ning.com/
O Movimento Boa Praça é uma iniciativa de moradores dos bairros Alto de Pinheiros, Lapa, Vila Romana e Vila Anglo que buscam uma cidade mais humana, com vizinhos que se conheçam e praças cheias de vida... Essa história começou quando Alice, que completaria 4 anos, quis comemorar seu aniversário na praça. Como estava deteriorada, sua mãe teve a ideia de trocar presentes por um parquinho novo para a praça François Belanger. Amigos, parentes, vizinhos, empresas locais e a subprefeitura se uniram para que esse desejo fosse realizado. Essa experiência despertou os moradores da região, que começaram a se mobilizar para movimentar a praça com piqueniques comunitários todo último domingo do mês. Os piqueniques acabaram atraindo a atenção de moradores das praças vizinhas que, ao se identificarem com a iniciativa, aderiram ao núcleo inicial e criaram o Movimento Boa Praça.
Hoje o movimento mobilizar as pessoas para revitalizar e ocupar as praças, devolvendo a elas seu sentido inicial: de lugar de encontro, diversão, debate e inclusão.
Todo mês eles organizam piqueniques em que fazem mediação de leitura e produção de arte para crianças, coletas de lixo, música ao vivo e até fanzines.

É um movimento que revitaliza praças na Vila Madalena. Os moradores do entorno e interessados não convidados para dar uma nova cara para as praças abandonadas da região. Mutirões são organizados para o plantio de novas mudas, arrumar canteiros, limpar a grama, colocar bebedouros de pássaros e sinalizações, plantio em pneus e colocar lixeiras. O Mão na Praça foi uma ideia inicial da Designer Marina Santos,  ela realiza uma visita inicial a praça, coletam dados e fazem um planejamento que é divulgado no blog para convocar as pessoas antes de ser aplicado na praça. A evolução pode ser acompanhada através dos registros publicados no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário