30 de ago. de 2011

DESEJOS II

Para começar cualquer processo de transformação se precisa estabelecer uns objetivos, os nossos desejos.


A artista e designer Candy Chang tem baseado muitos dos seus projetos na representação de desejos no espaço público e para o espaço público. Aqui mostramos alguns deles:

I Wish This Was é um projeto que nasceu pela ausência de um serviço integral de lojas de alimentação no bairro onde a artista cresceu em New Orleans. A partir dessa necessidade surgiu a ideia de dar aos vizinhos a oportunidade de expressar o que eles achavam que o bairro precisava.
A artista desenhou uns adesivos de vinyl e deixou eles em cafeterias, bares, livrarias, salões de beleza e outros lugares da cidade para que os cidadaõs os utilizaram como ferramenta de expresão.


Em relação com este projeto desenvolveu Neighborland, um espaço virtual que serve de ferramenta aos cidadãos para influir nas futuras lojas e serviçõs do seu bairro.



Em Before I Die, uma casa abandonada se converteu em suporte duma lousa gigante com a frase "Before I Die" como introdução aos pensamentos e questões que os vizinhos achavam verdaderamente importantes na vida. Assim, um espaço abandonado passou a ser um espaço construtivo onde todos poderam aprender das esperanças e aspirações dos outros.
Alem do espaço fisico, um espaço virtual foi criado para registrar os sonhos de todas as pessoas que estejam interessadas no projeto.



Looking for Love Again foi um projeto no qual se travalhou com a problemática dos predios abandonados, tão comuns na paisagem urbana das cidades actuais.
Convidada pelo Alaska Design Forum, Candy propôs realizar um projeto interativo de arte público no qual, utilizando lousas na rua, se recolheram histórias e ideas para o futuro das pessoas que residiram no Polaris Building, abandonado por mais duma década. Dessa maneira se tentou ajudar a entender melhor a história do predio e conectar emocionalmente com ele.
O edifício também foi coberto com uma faixa gigante na qual se escreveu a mensagem "Looking for love again", para mudar a sua imagem, potencializar o lado emocional da situação do predio e atrair a atenção dos cidadãos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário