14 de set. de 2011

CASCOLAND

Cascoland é uma rede internacional de artistas, arquitetos e designers nascida no ano 2004 no Festival Oerol na ilha de Terschelling, na Holanda, que promove intervenções multidisciplinares no espaço público. Aqui mostramos uma selecão dos projetos que tratam situações similares as que acontecem na cidade de São Paulo.

O projeto Chainriders do artista Jan Korbes se desenvolveu no festival Joburg 2007, na cidade de Johannesburgo. O objetivo foi converter um teatro abandonado em espaço lúdico para as crianças. Depois de limpar o espaço, se instalaram trinta balanços feitos com pneus e luzes para reduzir a insegurança.

    


Outro dos projetos do Joburg 2007 foi Pedestrain Poetry, de Maya Marx. Para seu projeto criou seis "faixas de pedestres" com mensagens poéticas relacionadas com espaço e movimento.




No Cascoland Durban 2008 se desenvolveram mais de trinta projetos no espaço público. O artista Mark O Donovan trabalhou também sobre a questão do tránsito em Mobile Zebra.




A artista sudafricana Tamlyn Young realizou o projeto I wish, que consistiu em murais colocados na rua com os desejos e aspirações dos cidadãos acompanhados por retratos deles. Os retratos foram também utilizados para realizar a comunicação do festival.                                          




Outro projeto interessante foi A New Cinema in Mafikeng, dentro do festival Mafikeng 2010. Um grupo de artistas africanos e europeios decidiu recuperar os pilares de concreto do subutilizado estádio de  Mmabatho para convertê-los em suporte de uma tela de cinema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário